MÉTODOS
Os Quatro Mantras da Performance Organizacional
1 – Capital Cultural é a nova fronteira da vantagem competitiva
Quem você é e o que a sua empresa representa é de vital importância, pois cada vez mais as organizações serão vistas e valorizadas pela coerência e pelo impacto positivo que provocam. Para que isso se torne claro de qual é a Identidade da sua organização, seu propósito, sua missão, seus valores e sua visão. Esta clareza é o fogo que aquece os corações das pessoas da organização e ilumina os caminhos para o desenvolvimento sustentável, que garantirá o futuro pelo servir ao cliente e a sociedade.
2 – As organizações não se transformam. São as pessoas que o fazem.
A organização é reflexo dos comportamentos das pessoas que participam dela, que influenciaram e influenciam as relações, passa pelos fundadores e seus líderes do passado e atuais. A consciência da organização nunca é superior à dos seus líderes. Por isso, a transformação da organização só ocorre com a transformação das pessoas, que passa obrigatoriamente pela expansão da consciência humana. Por isso investir nas pessoas é o melhor caminho.
3 – A Cultura de uma organização é um reflexo da consciência da liderança.
As organizações se transformam através da transformação das lideranças, que impactam positivamente seus liderados e, por consequência, os stakeholders. Isso tudo começa com a autoliderança, onde cada membro assume a sua responsabilidade e tem consciência do impacto que gera na organização. Esta transformação coletiva começa com a consciência e transformação dos líderes.
“O essencial é invisível aos olhos.”
Saint – Éxupery
4 – Medir é importante. Se você pode medir, então você pode gerenciar.
Para a evolução da organização ocorrer, precisa de um processo consciente de transformação contínua. Para isso, é fundamental ter métricas para entender as dinâmicas, resultados e as necessidades de evolução. Onde se está? E para onde se deseja chegar?
Tornar a evolução da consciência coletiva (organização), em um processo consciente, se dá por medir o tangível e o intangível, para a construção dos caminhos.
“O invisível deve ser penetrado pela ajuda do visível.”
Marc Chagall