O segredo do êxito e da sustentabilidade da organização está no desenvolvimento da Cultura. Ela não se desenvolve espontaneamente. Ela é fruto de uma construção adequada para lidar com as instabilidades do ambiente. É resultado de um processo deliberado e dinâmico que é construído através da liderança da organização, que é quem orquestra sua fundamentação. Os elementos que compõem a cultura sempre emergem do topo.  A cultura da organização é composta por artefatos; normas e valores; crenças ou pressupostos básicos. 

• Os artefatos são os mais visíveis, sendo compostos por todos os elementos que representam a cultura da companhia. 

• As normas e os valores, são as regras escritas e não escritas que fazem com que os membros de uma companhia saibam o que se espera deles e o que não é tolerado naquele contexto.  

• As crenças ou pressupostos básicos da organização, as quais muitas vezes estão ocultas ou inconscientes. Este nível forma o coração de todo o sistema, ou seja, a sua essência.

É no nível das crenças ou pressupostos básicos que a definição da cultura da organização faz as coisas acontecerem daquele jeito.  A sua intangibilidade faz com que se entenda toda a complexidade do entendimento do sistema. Se traduz, muitas vezes, como sendo tudo que se acredita e que na maioria das vezes não se está aberto à discussão. Na maioria das vezes, este acreditar é inconsciente, o que faz com que não haja efetivamente gestão da cultura, seguindo a padrões desconhecidos, por não serem conscientes.

A cultura de uma organização é implícita ao negócio, e não explícita. São as regras não faladas que têm mais força que líderes e manuais. A cultura determina como a organização vai operar, como os seus componentes entendem e vivenciam as realidades internas e externas.  Ela tem o papel de gerar a coesão para o alinhamento necessário da organização. A cultura se modela no fazer, existindo a tendência clara de manter o status quo, visando garantir a estabilidade da organização e de todo o sistema.

Entender o seu funcionamento e conseguir orquestrar a mudança é o grande desafio dos líderes para garantir o alinhamento em direção aos objetivos traçados e realizá-los de maneira efetiva pela organização. 

 

A evolução da Gestão e da Cultura

Quanto mais engajadas as pessoas são em seu trabalho, mais bem sucedida é a organização. As pessoas querem igualdade, justiça, abertura e transparência. Elas querem confiar e querem que confiem nelas. Elas também querem trabalhar em organizações que sejam éticas e que façam a coisa certa. Por isso as organizações dirigidas por valores são as mais bem sucedidas e sustentáveis do planeta. 

As organizações que reconhecem a evolução da consciência humana nutrem o desenvolvimento dos seus colaboradores e criam uma cultura que dispensa o comando e controle, a hierarquia, status e medo, e promove a liberdade, igualdade, responsabilidade, justiça, abertura, transparência e confiança. Estas organizações estão atraindo as pessoas mais talentosas. Quando lidamos com as turbulências e as mudanças, a cultura e os valores se tornam a maior fonte de continuidade e coerência, de renovação e sustentabilidade da organização.

Contato

Envie seus dados que entraremos em contato com você.